
Ninhos de tartaruga são violados durante o carnaval no litoral do Piauí
Instituto Tartarugas do Delta
Dois ninhos de tartaruga localizados em pontos de areia das praias do Coqueiro e do Barro Preto, em Luís Correia, no litoral do Piauí, foram violados durante o carnaval, segundo o Instituto Tartarugas do Delta.
A bióloga Werlanne Mendes, vice-presidente do instituto, disse ao g1 que os ninhos ficam perto de comércios e estavam sob monitoramento. Os ovos não foram danificados, mas as placas de sinalização que protegiam a área foram retiradas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
"Não houve violação do ninho ao ponto de mexerem nos ovos. A gente percebeu que foi mexido porque estava desmarcado. O cano estava jogado na areia, distante da marcação", explicou a bióloga.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Ela acrescentou que técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foram ao local e tentaram obter imagens de câmeras de hotéis próximos, mas não conseguiram.
Segundo Werlanne, a violação dos ninhos é crime ambiental e pode resultar em multa e detenção.
"Essa situação oportuniza uma reflexão sobre o uso e ocupação do território, as praias piauiense estão inseridas em uma unidade de conservação federal e precisa ser protegida de acordo com a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza", completou a bióloga.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube



